É difícil determinar quem inventou o calendário. No entanto podemos determinar apenas que influenciou o calendário que usamos hoje e algumas das principais mudanças que estavam envolvidas com o desenvolvimento do calendário. Existem vários calendários que são usados hoje. No entanto, há um que é usado mais do que outros. Da lua para as estações do ano, o comprimento dos dias para o comprimento das noites, foram desenvolvidos calendários de todos os tipos de fontes.
Calendário lunar
O calendário lunar foi usado pelos babilônios, judeus, gregos e os chineses. O calendário tem um período de 19 anos, havia 7 daqueles anos que na verdade tinha 13 meses em vez de 12. Este tipo de calendário foi usado também pelos árabes; foi Muhammad que restringiu os 13 meses. Ele preferiu os 12 mêses no calendário, assim por causa dele, o calendário islâmico tem cerca de 354 dias; Isto resultou nos festivais religiosos islâmicos para percorrer cada temporada.
Calendário egípcio
Os egípcios tinham um calendário que teve um total de 12 meses que consistiu em 30 dias. Por volta de 4000 A.C., os egípcios adicionaram 5 dias extra. Isso foi para ajudar a alinhar com o ano solar. Estes, anualmente adicionaram 5 dias extra que eventualmente tinham se transformado em um festival. A crença era que daria azar trabalhar nestes 5 dias.
Calendário romano (Julian)
Os romanos tinham um calendário complicado que consistia em meses de 29 ou 31 dias. Eles decidiram em quantidades devido suas superstições de números sendo má sorte. Foi Julius Caesar, com a ajuda de um conselheiro de astrônomo que criou um novo calendário. Foi em 46 A.C., que, por decreto imperial, o ano passou a ter 445 dias de duração.
Calendário gregoriano, o calendário do dia moderno
Isto corrigiu o calendário com as estações apropriadas. Com os cálculos do ano solar sendo 365 dias e 6 horas no comprimento, os meses foram constituidos por 30 ou 31 dias e cada 4 anos teve um dia extra para compensar as 6 horas extras por ano. Foi também César que decidi que o ano ia começar em 1º de Janeiro, em vez de março, no equinócio. Em 1582, o mundo adoptou o calendário gregoriano, substituindo assim todos os outros anteriormente usados como sistema de calendário. É uma homenagem ao homem que o introduziu, Papa Gregory XIII.