A primeira evidência de maquiagem apareceu no antigo Egito, em cerca de 4.000 A.C. Aparentemente maquiagem egípcia serviu para proteger contra as intempéries e para melhorar a sua aparência. Eles usaram uguent para hidratar a pele e kohl para destacar as características do olho. Tanto os homens como as mulheres usavam maquiagem com especial atenção para os olhos. Tão importante foi a maquiagem dos egípcios que as pessoas quando eles morriam eram enterradas com os seus equipamentos de maquiagem. Escavações revelaram kits de maquiagem armazenados em bolsas de couro, conchas ou frascos nas tumbas de ricos e pobres.
Claro que este último tinha muita parafernália. Materiais usados na maquiagem egípcia existiam dois tipos diferentes de material que eram usadas para pintar os olhos, o udje feito de malaquita e mesdemet de minério de chumbo. Estes eram em pó e depois misturados com gordura animal. Maquiagem egípcia não só para melhorar a aparência, mas também tinha benefícios para a saúde necessários para a vida no deserto severo. Kohl ou galena é um desinfetante e um repelente de insetos.
Mesdemet por outro lado, era usada para curar vários problemas nos olhos. A importância da maquiagem, o verde malaquita, da qual tornou-se udje, era sagrada a Hathor. Kohl foi especial para as pessoas do Norte Africian e muçulmanos, que ele comparou a sagrada pedra negra de Meca. Outra razão por que os egípcios usavam tanta maquiagem foi acreditarem que ele tinha poderes mágicos. Pintura em volta dos olhos era suposto proteger-se do ‘mau olhado’.
Os Egípcios foram aqueles que inventaram a primeira maquiagem, não é surpreendente que os egípcios ainda estão ainda hoje em dia a vender o mesmo produto depois de milhares de anos, mas convém ter cuidado para comprar apenas maquiagem autêntica egípcia, desde que as falsificações podem prejudicar os olhos. Um pouco de prática permitirá que você aplique a maquiagem para os olhos facilmente.