Uma bateria é um dispositivo que converte energia química em energia elétrica. Cada bateria tem dois eletrodos, um ânodo (a extremidade positiva) e um cátodo (a extremidade negativa). Um circuito elétrico executado entre esses dois eletrodos, passando por um produto químico chamado um eletrólito (que pode ser líquido ou sólido). Esta unidade composta por dois eletrodos é chamada uma célula (chamada frequentemente uma célula voltaica ou pilha). As baterias são usadas para muitos dispositivos de potência e faz a faísca que inicia um motor a gasolina. Alessandro Volta foi um físico italiano que inventou a primeira pilha química em 1800.
As baterias de armazenamento são baterias à base de chumbo, que podem ser recarregadas. Em 1859, o físico francês Gaston Plante (1834-1889) inventou uma bateria feita de duas placas de chumbo, unidas por um fio e imersos em um eletrólito de ácido sulfúrico; Esta é a primeira bateria de armazenamento.
A pilha seca é uma uma célula voltaica melhorada com uma casca cilíndrica de zinco (o zinco atua como cátodo e o contêiner) que é forrada com um cloreto de amónio (o eletrólito) saturados material (e não um líquido). A bateria de célula seca foi desenvolvida na década de 1870-1870 por Georges Leclanche da França, que usou um eletrólito na forma de um colar.
Baterias de Edison (também chamadas de pilhas alcalinas) são um tipo melhorado da bateria de armazenamento desenvolvido por Thomas Edison. Estas baterias têm um eletrólito alcalino e não um ácido.