O Cheeseburger foi inventado em meados da década de 1920. Muitas pessoas afirmam ter inventado o cheeseburger. A maioria acreditava que a história é que, de Lionel Sternberger quem alega ter inventado o cheeseburger acidentalmente, com a idade de 16 anos quando estava trabalhando no restaurante de seu pai em Pasadena, Califórnia. Alguns outros restaurantes afirmam que o cheeseburger foi sua invenção, como Louisville no Kentucky. Em 1934, Louis Ballast de Humpty – Dumpty drive em Denver, Colorado registou a patente para o cheeseburger.
Lionel Sternberger nasceu no dia 21 de fevereiro de 1907, morreu com a idade de 57 anos em 30 de janeiro de 1964. Ele trabalhava como cozinheiro no restaurante de seu pai. O cheeseburger geralmente tem queijo cortado, mas isso pode variar conforme a escolha do cozinheiro e o do cliente. O hambúrguer pode ter processado queijo suíço, queijo Roquefort, mussarela ou Cheddar. E a escolha do queijo determina é o valor nutritivo e a quantidade de calorias. Geralmente os consumidores gostam de hambúrgueres com fatias de cebola, tomate, maionese, mostarda ou ketchup.
Os principais ingredientes dos hambúrgueres ao redor do mundo são geralmente os mesmos. São apenas as coberturas que podem mudar variando com cogumelos, abacate, cebola e bacon, por exemplo.