Quase toda a gente gosta de ketchup. Nós comemos batatas fritas com ele e os japonês no arroz. Acredita-se que um fabricante de sorvete com sabor de ketchup! Mais de 95% dos agregados familiares dos E.U. têm este condimento à base de tomate em casa, mas como é que se tornou tão universalmente popular? Porque não comemos um hambúrguer e batatas fritas sem ele? Receita do livro de receitas escrita por Eliza Smith, “The Compleat dona de casa ou realizar” companheiro do dama, publicado em 1727.
Como tudo começou?
Começou no século XVII, quando os marinheiros britânicos e holandeses trouxeram de volta um molho de peixe salgado chamado “ketsiap” de uma viagem à China. Este molho foi mais molho de soja do que a nossa versão moderna tomate doce e picante. Muitas receitas diferentes e grafias desenvolveram. Algumas versões britânicas incluíam cogumelos, anchovas, nozes e ostras. O cogumelo catchup ainda pode ser encontrado em algumas lojas britânicas. Em 1690, a palavra “catchup” apareceu na cópia, seguido pela palavra “ketchup” agora familiar em 1711.
Primeira receita de ketchup
Receita de ketchup do mundo o primeira foi publicada em “The Compleat dona de casa” do Eliza Smith (1727). A receita necessária chalotas, anchovas, vinagre, vinho branco, casca de limão, pimenta e especiarias (noz-moscada, maça, cravo e gengibre). Em 1813, veio a primeira receita à base de tomate ketchup, escrita por um americano James Mease em Nova Escócia. Ele é referido como “maçã do amor” ketchup e declarações que a receita tem um fundo francês para fazê-lo parecer mais classe. Não há nenhuma prova de que ketchup foi influenciada pela culinária francesa. No entanto, receitas diferentes apareceram ocasionalmente, principalmente o dos cogumelos no Reino Unido e tomates nos Estados Unidos. Em 1830 um fazendeiro da Nova Inglaterra começou a vendê-lo em garrafas de 50 cent e os americanos venderam ketchup para à Grã-Bretanha sob o nome de chutney de tomate para diferenciá-lo do cogumelo catchup dos britânicos.
Em 1837, o ketchup foi vendida através dos E.U., graças ao árduo trabalho de Jonas Yerkes, que o vendeu em litros e litros. Ele usou os subprodutos do tomate enlatados e indústriais, com tomates verdes e acrescentou muito açúcar e vinagre. O grande avanço para a ketchup veio na feira de Filadélfia de 1872 quando HJ Heinz introduziu a sua versão, e esta fórmula de referência é a mesma quase 150 anos mais tarde.
A qualidade de ketchup era pobre
Alguns fabricantes de ketchup foram criticados por hábitos de fabricação desonesto. Alguns utilizados alcatrão de hulha para melhorar a vermelhidão do molho e alguns usavam polpa de concentrado de tomate que não foi armazenada com segurança. No início de 1900, a Pure Food and Drug Act emitiram diretrizes rígidas para fabricantes de ketchup. Até hoje, o FDA tem regras apertadas sobre o ketchup é na verdade, até as especiarias e consistência.
Administração de Reagan
As variações do nome do ketchup incluíram katsup, ketchup e catchup, mas quando a administração Reagan tentou ter ketchup listado como um vegetal, em 1981, Del Monte, fora do laço com seu próprio ketchup mudou seu nome para se encaixar. Catchup não foi classificado como um vegetal depois de tudo, mas agora existem fabricantes de ketchup – só ketchup.
Ketchup são bons para sua saúde
A coisa boa sobre o ketchup é que tem alguns benefícios para a saúde. Os altos níveis de licopeno oferece proteção contra o câncer. A desvantagem é que estes benefícios são muitas vezes compensados pela comida sob o ketchup – batatas fritas e hambúrgueres.